Autonomia e Movimento – Textos do Primeiro Encontro

Olá!

Esta é a bibliografia de fundo do primeiro encontro do Curso Autonomia e Movimentos. O curso terá quatro encontros, cada um tendo um enfoque (Autonomia Operária; Autonomia dos Povos; Experiências e Programas; Autonomia Candanga).  As bibliografias, caso observem, são todas compostas de textos de tamanho médio (entre trinta e cinquenta páginas).

Não é necessário ter lido os textos por completo – nem a totalidade deles – para participar do encontro. Todavia, caso possível, sugerimos que antes ou depois do curso que você tenha contato com esta literatura. Separamos ela porque ela tem potencial de nos ajudar com nossa luta. Será com base nas ideias destes textos que desenvolveremos as dinâmicas do encontro. Caso consiga ler todos os textos, sugerimos também que adote a postura de compartilhar este conhecimento – sem arrogância ou prepotência – com o máximo de pessoas. O conhecimento produzido pelas lutas anteriores à nossa deve ser fonte de inspiração e não de diferenciação.

Saudações! (segue abaixo uma descrição da proposta do primeiro encontro)

  • Encontro 1 – Autonomia Operária

O encontro terá como enfoque apresentar razoavelmente o universo da Autonomia Operária, apresentando o panorama deste campo de análises. Como se trata de um campo oriundo do chamado marxismo heterodoxo e com foco central nas relações capital – trabalho, este dia será centrado nas discussões vinculadas a esstas questões.

  • Metodologia:

Serão apresentados, anteriormente ao encontro, textos de debate mais longos para serem lidos total ou parcialmente por quem tiver tempo e/ou disposição. São quatro textos médios (entre trinta e cinquenta páginas) abordando questões relativas à autonomia.

  • Textos:

1 – Do livro Socialismo e Barbárie: “Introdução” (Eder Sader); “Socialismo e Sociedade Autônoma (Castoriadis);

Arquivo:  socialismo_ou_barbarie- O conteúdo do Socialismo_Cornelius Castoriadis

2 – “O que é Autonomia Operária” (Lúcia Bruno) –

Arquivo: o que é autonomia operária_ Lúcia Bruno

3 – “Reflexões sobre o Socialismo” (Maurício Tragtenberg)

Arquivo: reflexoes_sobre_o_socialismo

4 – Do livro “Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva”: “Introdução” e “Capitulo 1: O mundo precisa de uma sacudida”- Silvia Federici
Arquivo: silvia federici – calibã e a bruxa – intro – cap 1

Disponível em: http://coletivosycorax.org/indice/


A Metodologia de debates durante o primeiro dia do encontro será feita com base em textos/vídeos/mídias menores que abordem as mesmas questões e dinâmicas que socializem os distintos pontos abordados entre os/as participantes. Buscaremos, por meio de dinâmicas da pedagogia popular, construir um ambiente onde diferenças etárias e de escolaridade sejam convertidas em polos de cooperação e não de hierarquia.

Boa Leitura!

Curso Autonomia e Movimentos

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.