Cartaz

Nos próximos dias 2 e 3 de Junho será realizado mais um Encontro de Grupos Autônomos (EGA). Desde de 2004, foram diversos os momentos políticos que exigiram a articulação ampla dos grupos e pessoas críticas as formas burocráticas e ortodoxas de atuação na esquerda, sendo que em alguns destes momentos buscou-se uma organização mais sólida para essa articulação e em outros não.

Os últimos acontecimentos políticos como a luta do santuário dos pajés, a conquista de lutas sociais na estrutural, a luta por respeito e estrutura aos ciclista, direito das mulheres e outras diversas, tem sido marcada, ao menos em parte, pelo desejo de não vinculação a formas de luta partidária ou por lobby interno ao Estado. Ao mesmo tempo, muitos nos sentimos desamparados pois, passados esses momentos de união, voltamos a nos fragmentar em lutas cotidianas com elementos específicos (trabalho de formiguinha), e não conseguimos nos identificar num todo maior onde estão inclusos os nossos e outros projetos, formando um projeto de sociedade, que tenha em vista uma filosofia em comum.

Mas de que se trata essa filosofia? O que significa atuar direto com a sociedade e negar os espaços hierarquicos? Isso significa negar a organização ampla? Como, a partir disso, podemos formar e organizar uma nova sociedade? Essas são perguntas estruturais para uma nova forma-conteúdo política, isto é, não basta mudar o conteúdo político de uma mesma forma opressora, ou mudar a forma “democrática”para disfarçar o conteúdo político opressor.

Nesta busca de reflexão para a prática, convidamos para o EGA os grupos e pessoas que se identifiquem com a idéia e que tenham por prática a luta contra todas as formas de opressão para que possamos nos conhecer e nos identificar com companheiras/os próximos que nunca conhecemos.

Para os que se interessarem, neste blog há textos com links para resoluções de EGAs anteriores além de textos teóricos que contribuem para pensarmos o autonomismo.

____

Teremos espaços para oficinas organizadas pelos grupos. Quem quiser realizar uma oficina, deixar comentário ou entrar em contato pelo grupo no facebook.

Mais informações sobre local e programação em breve…

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.